11 dezembro, 2007

Pequenas coisas, grandes melhoras

Keywords: leopard, firewall, osx, apple, dock, spotlight

Se você anda achando seu "novo gato grande" (aka: Leopard) meio lento, alguns ajustes podem fazer ele melhorar, são itens relativamente simples, mas fazem a diferença:

1. Firewall, não preciso nem dizer porque o mesmo deve ser ativado, mas o detalhe fica por conta do seguinte, ao ativar o firewall a opção padrão é registrar todos os pacotes que são negados e permitidos, no Tiger só eram registrados os pacotes negados. Para desativar essa opção, de registro de pacotes, vá até as Preferências do Sistema; clique em Segurança; clique no botão Firewall; selecione o segundo ou terceiro botão (conforme sua necessidade) e clique agora no botão Advanced; desmarque a opção Enable Firewall Logging (o primeiro item, caso seu Mac OS X esteja em outra língua);

2. Spotlight, sim o grande vilão do Leopard, porque digo isso ... bem copie diversos arquivos pequenos de 4k cada (uns 1.000 arquivos já resolvem) de um disco para o outro e aguarde o Spotlight entrar em ação, você vai notar o processamento do sistema aumentar. Agora como resolver isso? Bom, recomendo o uso da função Rebuild Spotlight Index do programa MainMenu.

3. Dock, até ele? Sim... em alguns computadores mais antigos recomendo transformar o Dock 3D (com reflexão) no Dock 2D (com transparências), como fazer isso? Existem diversos programas, tais como Dock Enhancer ou o DockRestore.

4. Spaces, deixe desativado e economize uns bons MB de memória.


Caso você conheça mais alguma dica, avise-me que posto com os devidos créditos.

6 comentários:

  1. Depois da atualização para o 10.5.6, toda vez que o sistema é iniciado o Spotlight começa a indexar algo (e não diz o que). Isso toma uns bons minutos e o sistema fica lento e as vezes até para...
    Ele não deveria indexar, salvar o arquivo de indexação e não fazer isso outra vez?
    Eu imagino que possa ser por causa do HD externo (NTSC) que no 10.5.5 não era indexado, talvez agora ele o faça por padrão... mas toda vez?

    ResponderExcluir
  2. Faça uma limpeza geral no seu sistema, OnyX ou MainMenu são ótimos programas para essa tarefa.

    Qualquer dúvida, poste novamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Matheus!
    Obrigado pela dica do MainMenu, eu o instalei e mandei re-construir o índice do SpotLight mas não adiantou nada. Para que você saiba, estou usando um Hackintosh no meu PC que veio com o Vista (que decepção :( ).
    Eu comecei com o 10.5.5 num cantinho do meu HD velho pra teste e o provisório virou permanente (muito melhor que usar o Windows). Como saiu a versão 10.5.6 eu aproveitei, comprei um HD novo (Samsung 500GB) e coloquei o Leopard no espaço maior, instalei o vista num espaço menor (para o caso de...) e deixei outra partição para os arquivos. No 10.5.5 essa indexação diária não acontecia, agora com o 10.5.6 ele faz esse processo toda vez que liga. Leva um tempo e no final ele para de indexar, aparece a bola de praia por um tempo e aí tudo fica normal...
    Então agora tenho 3HDs, um EIDE via USB (1 partição NTSF outra Ext Crono), 1 SATA com 3 partições (2 NTSF e 1 Exp Crono) e o novo do sistema com 3 também (1 NTSF e 2 Exp Crono). Para constar também, ele continua não procurando nada nas partições NTSF (vou ter que voltar ao terminal e mandar indexar estes discos).

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando, obrigado pelo seu retorno.

    Cara, por ser um Hackintosh algumas funções podem estar "bugadas" mesmo. Recomendo duas coisas para tentar resolver seu problema:

    1. Instale o OnyX e vá até a seção "automation" e marque todos os itens.

    2. Instale o NTFS3g no seu Hackintosh que ele vai conseguir gravar nas partições NTFS (lembrando que o índice do Spotlight fica gravado em cada partição, por isso que ele não "enxerga" nada).

    ResponderExcluir
  5. Apenas para que a comclusão apareça aqui: pesquisando melhor descobri que o meu problema estava relacionado à outro que havia ignorado. Quando desligo meu Hackintosh ele na verdade re-inicia. Pelo visto, ao fazer isso fica registrado uma falha no desligamento o que faz o Spotlight re-indexar tudo no próximo boot. A solução simples foi passar a dar logout e depois desligar, isso faz com que o PC desligue corretamente e assim o Spotlight passa a funcionar normalmente. Deve haver uma solução definitiva para o problema do desligamernto, mas não acho que compense o trabalho. Dar logout e depois desligar ainda é mais rápido do que desligar um PC com Windows...
    Agora estou "forçando a indexação de todos os discos com o comando no Terminal
    sudo mdutil -i on /Volumes/NOME_DO_VOLUME_QUE_DESEJA_INDEXAR
    :D

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo seu comentário!

    Via terminal, você tentou desligar pelo comando "sudo shutdown -h now" ?

    ResponderExcluir