19 maio, 2009

Estão me enganando?

Keywords: dns gvt brasiltelecom cisco linksys utorrent vuze azureus

Hoje eu fiquei chateado hein!

A dias tenho notado que meus torrents andam meio "pra baixo". As velocidades não estão lá essas coisas, no site fala que existem vários seeds, mas nos programas não vejo nenhum. Comecei a analisar o problema ... fiz o procedimento de praxe:

  1. Atualizei a firmware do meu modem adsl + router wireless (Linksys WAG200G)
  2. Zerei a configuração antiga, configurei o danado mais uma vez
  3. Configurei o ip da minha estação como ip de DMZ do router
  4. Troquei de programa torrent (estava utilizando o uTorrent e fui pro Azureus)
  5. Coloquei criptografia, coloquei pacotes UDP como preferenciais
  6. Eis que tentei entrar nos trackers que tenho costume e todos estavam fora do ar (!!!)
  7. Nesse momento notei que algo estava errado, tudo menos os trackers funcionavam
  8. Resolvi utilizar um proxy externo, e não é que o tracker estava normal ... uhmmm
  9. Configurei um servidor DNS de outra telecom (utilizo a GVT, coloquei um da BrT)
  10. Nada de funcionar, resolvi apelar para o OpenDNS e não é que foi !!
Então quer dizer que a sra. GVT e a sra. BrasilTelecom estão fazendo boicote via DNS! Fiquem atentos usuários!!

Obs1: A última firmware disponível no Brasil para o WAG200G é a 1.0.1.6, mas mude para a página de portugal no site que você vai encontrar a 1.0.1.9 (dica do suporte online da linksys)

Obs2: Vale a pena dar uma olhada na Wiki do pessoal do Azureus, muitas dicas interessantes você pode encontrar por lá !!

Obs3: Além do OpenDNS encontrei uma página que promete achar os servidores DNS mais rápidos para a sua localidade, clique aqui para acessar a pérola!

Happy torrenting!

4 comentários:

  1. Matheus, fico muito tentado a usar um DNS externo, mas isso envolve algum risco. É preciso confiar no provedor desse DNS já que é ele quem vai mandar você para os sites, então quando você digita o endereço do seu banco é o servidor DNS que vai mandar você para o site certo (ou errado), o mesmo vale durante uma compra na Internet.
    Contrariando a sua experiência, nos últimos downloads via torrent eu finalmente consegui taxas de download próximas ao limite nominal da minha conexão Brasil Telecom (agora Oi). Isso nunca havia acontecido antes...

    ResponderExcluir
  2. Notei que o problema deveria ser regional, e durou pouco tempo também. Uns 4 dias após a postagem a velocidade e os DNS ficaram "normais".

    Voltei a utilizar meu DNScache (local) e tudo está as mil maravilhas agora! =]

    Obrigado por seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. Utilizava OpenDNS, pois o da GVT vivia caindo, mas de um mês para cá decidi dar mais uma chance ao DNS da GVT. Deixei o OpenDNS como secundário. E não é que realmente, agora que li seu artigo, reparei que coincidentemente há cerca de um mês é que tenho tido falhas de conexão aos trackers? Também tentei fazer de tudo quanto à criptografia e nada. Agora acho que vou é deixar o OpenDNS como primário de novo.

    Eu tinha a impressão de que a GVT estava liberando quando queria, mas acho que ficava liberado é quando o DNS deles falhava e usava o OpenDNS então...

    ResponderExcluir
  4. Quando os seeds estão na rede da GVT você conseguirá fazer o download na velocidade MÁXIMA CONTRATADA, porém quando os seeds estão fora da rede GVT, então a velocidade será relativamente baixa...

    ResponderExcluir