11 dezembro, 2009

Navalha de Occam

Keywords: contato occam razor navalha ockham cups freebsd ubuntu

Lembro-me quando assisti pela primeira vez o filme Contato. Nele encontrei um conceito (o que dá o título a este post) ... que desde que deparei-me com ele venho sempre procurando a solução mais simples para as coisas da vida. Nem preciso dizer que uso UNIX em quase tudo.

Bom, porque fiz essa pequena introdução? Para exemplificar duas coisas que ocorreram recentemente comigo. Sem mais delongas ...

  1. Cedilha no Ubuntu: eu adoro usar o teclado americano (teclado físico) e o porque é simples, todos os Macs que já tive usavam esse modelo, questão de costume mesmo. Até no meu trabalho (demorei, mas consegui) uso um teclado padrão americano. Bom, meu pequeno problema com o Ubuntu foi conseguir fazer a cedilha usando o layout intl_us (inglês internacional) ... encontrei milhares de soluções (uma mais mirabolante que a outra) ... e a forma mais simples que fazer a cedilha foi ... alt (direito) + vírgula + c ...
  2. CUPS 1.4.2 no FreeBSD: não sei porque tenho a mania de atualizar coisas que estão funcionando, mas isso não vem ao caso. O problema que passei foi ... tinha um CUPS (1.3.1) funcionando normalmente com uma impressora hp LaserJet 1010 (usb) e quando fui atualizar ... bang! ... o CUPS (1.4.2) parou de funcionar. Lá vou eu buscar uma solução ... mais uma vez vejo coisas absurdas (atualizar para o BSD 8.0 ... estou usando o 7.2) ... recompilar o kernel e tirar alguns devices USB ... resumindo umas loucuras mesmo ... adivinha qual a solução mais simples ... removi o pacote novo (1.4.2) reconfigurei as opções (retirando uma opção chamada libusb) e pronto, tudo voltou a funcionar.
Sabe o que é mais estranho, as duas soluções que encontrei ... uma para cada problema ... não encontrei em lugar nenhum nas pesquisas que fiz ... sei que parece que uma coisa não tem haver com a outra, mas acho que sem o conceito da navalha de occam eu teria seguido a primeira solução que encontrei (e provavelmente a mesma não funcionaria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário