28 fevereiro, 2007

LaTeX no Mac OS X

Alguns dias já sem atualizar, desculpe...

Comecei a estudar LaTeX no último sábado, posso dizer que é um mundo novo de possibilidades que abre-se na sua frente. Chega de perder tempo formatando trabalhos com as malditas normas da abnt. A solução é LaTeX + abntex !!

Porém, no mundo Apple as coisas não são tão simples de encontrar como no mundo LinuX/Windows. Mas com um pouco de paciência você consegue e para facilitar a vida de meus colegas MacManiacos que queiram estar usando LaTeX para confeccionar seus trabalhos, estes links vão ser de grande ajuda.

Inicialmente baixe toda suíte LaTeX (editores, bibliotecas e demais utilitários) que para o Mac OS X é chamada de MacTeX-2007, após o download (cuidado, o arquivo é grande) terminar instale a suíte pelas vias normais. Agora vem a parte interessante, integrar o abntex ao LaTeX do Mac OS X... é bem simples... (mas até eu e o Danilo descobrirmos isso, levou um tempo)... Bom, vá até a pasta "/usr/local/texlive/2007/texmf-dist/tex/latex" via terminal e lá dentro descompacte o zip do abntex que você baixou, depois execute o programa "texhash".

Vale lembrar que essas duas últimas operações devem ser feitas com usuário 'root'
;)

6 comentários:

  1. Matheus,

    o latex parece estar funcionando no Mac após seguir estes passos. Obrigado pelo tutorial.

    Porém, quando tento compilar um tex, o bib não é compilado. Consegui fazer o dois separados no TexShop, mas não funciona correntamente pois o LaTeX não consegue achar o template do abnt-options.bib.

    Lembro-me que tanto no MikTex no Windows e o antigo tetex do Linux, qualquer problema bastava jogar tudo para uma pasta chamada texmf, mas ainda não consegui resolver este problema no Mac.

    Se puder ajudar, fico muito grato.

    Abraço,

    Lucas Arruda

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Matheus, estou usando o texmaker aqui e estou com problema com o inputenc.sty e o latin1, não consigo colcoar textos acentuados e entrar com acentuação da maneira traducional é muito contraproducente. Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu comentário Vitor.

    Sobre o TeXmaker, também não tive uma boa experiência com ele. Acabei usando (e gostando) do TeXshop. Use o template do XeLaTeX que tudo funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
  4. Matheus o link para download está falhando. onde posso conseguir o download

    ResponderExcluir
  5. Acredito que você esteja referindo-se ao link do MacTeX, o mesmo pode ser baixado no endereço ...

    http://www.tug.org/mactex/downloading.html

    Quanto ao abnTeX, testei aqui e tudo funcionou normalmente.

    ResponderExcluir
  6. Ola pessoal sou nova no MAC OS bem como no TexShop, eu instalei o basitex e depois o Texshop no Leopard. Porém como faço para compilar o arquivo e visualizar em pdf? é muito diferente do TexNicCenter (editor TEX do windows)..desde já agradeço a ajuda

    ResponderExcluir