26 maio, 2008

É nas pequenas coisas que notamos a diferença...

Keywords: ssh, vpn, compression, zip, lzo, rdp

Esses dias um pensamento me ocorreu ao configurar o OpenVPN, eu sempre deixava ativada a compressão de dados trafegados pelo túnel. Por um instante pensei... bom para acesso remoto utilizo ssh que já tem uma compressão embutida, quando não utilizo rdp que também já tem uma compressão embutida... quando muito efetudo um acesso web para visualizar imagens que já estão otimizadas e comprimidas... então para que mais uma compressão no túnel vpn?

Resolvi desativar a opção e fazer alguns testes. Como era de se esperar a conexão ficou mais rápida, com um overhead a menos. E o mais incrível, de tão trivial eu fico me perguntando, porque fiquei tanto tempo usando compressão.

Coisas da vida ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário