17 março, 2009

TeX no Mac OS X

Keywords: tex latex osx mac apple

Ultimamente várias pessoas andam me perguntando sobre LaTeX no Mac OS X. Estarei dando umas dicas rápidas para a versão 10.5.6 (a que possuo atualmente).
Minha sugestão é a seguinte, ao invés de instalar o mega pacote (1.2G) que você encontra na página inicial do site do projeto, clique nos pacotes especiais e faça o download do pacote básico (54M) e dos aditivos (144M), por último baixe o programa de atualização dos componentes.

Caso você precise fazer algum documento utilizando as normas da ABNT, o abnTeX está ai para isso. Para deixar ele rodando no pacote básico veja este post, e no pacote completo este post aqui. Caso queira um exemplo de um arquivo TeX onde o abntex é utilizado veja este link.


Agora qual a principal diferença entre o mega pacote e o pacote básico?

Apesar do site do projeto explicar em maiores detalhes, em linhas gerais, o mega pacote possui ferramentos e componentes que você provavelmente nunca vá usar. Por exemplo, se o Mac OS X desde a versão 10.0 já possui o Apple Distiler (que faz PDF) para que eu vou precisar do PostScript + DVI se no final quero mesmo o PDF. Para sistemas "menos completos" (como por exemplo um Linux ou um FreeBSD em suas instalações mínimas) o mega pacote sem dúvida é a melhor opção, mas no caso específico do OS X acredito que o pacote básico cumpre bem sua proposta sem entupir a máquina de tranqueiras.


Happy TeXing :)

Um comentário: