14 setembro, 2009

Snow Leopard, primeiras impressões

Keywords: snow leopard mac osx update

Adoro a capacidade da Apple em sempre melhorar o que estava bom. Com o Snow Leopard não foi diferente, os refinamentos internos fazem a diferença sim! Se você tem um Mac com processador Intel que tenha suporte a 64 bits (fora os modelos com CoreDuo, todos!) você vai sentir uma diferença grande!

Vou falar dos aplicativos que mais uso...
  • Mail: esse danado ficou ainda mais rápido (para obter mensagens via IMAP) e mais estável, na versão Leopard sempre tinha problemas com minha inbox (também 55.000 mensagens)
  • Safari: então durante todo tempo de Leopard eu utilizava o Firefox para navegar, agora voltei ao Safari, rapidez e estabilidade são seus pontos fortes!
  • Terminal: a nova fonte (Menlo) é show de bola, agregado ao fato que agora posso ter duas ou mais telas na mesma janela, ficou simplesmente demais!
No geral o tempo de boot e shutdown ficou extremamente mais rápido. Reparar permissões então, nem se fala. Ah, e como última dica, não pense duas vezes antes de instalar o update 10.6.1 ele corrige o problema com o plug-in do Flash, que estava desatualizado (e vulnerável).

Logo logo vou voltar a brincar com o LaTeX, postarei as experiências assim que possível.

Obrigado pelas vistas e comentários!!
E pelos cliques também! =]

6 comentários:

  1. Desculpe se incomodo, meu comentário é na verdade uma pergunta e nada tem a ver com o Snow, mas talvez seja um assunto interessante para outros se você tiver as respostas.
    Desejo bloquear o acesso a alguns sites e IPs no meu Mac (10.5.8), descobri que editando o arquivo hosts isso é facilmente possível. O problema é que parece não funcionar no 10.5.8. Fiz tudo certo e já abri o hosts novamente e os endereços bloqueados estão lá apontando para 127.0.0.1 mas ainda assim são acessíveis. Sei que usando o Open DNS é possível, mas preferia bloquear aqui no sistema. Tentei também bloquear no meu router (D-Link WBR-1310) mas não bloqueia IPs, apenas endereços tipo www...

    Mais uma vez desculpe incomodar e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Cara, não é incomodo nenhum!

    Em tese, realmente colocar sites no HOSTS resolve, contudo alguns itens tem que ser levados em conta.

    1. Você possui um DNS resolver local na máquinas (bind/named) ?

    2. O site tem algum sistema de redirecionamento, você bloqueia o que aparece no browser, mas o endereço de acesso é outro.

    3. Já chegou a usar o Parentals Control do próprio Mac OS X ?

    ResponderExcluir
  3. Nunca instalei nenhum DNS resolver aqui.

    Estou digitando no navegador o IP, então acredito que ele deveria bloquear direto (como ele poderia ser re-direcionado nesse caso?).

    Quanto ao parentals control, pelo que entendo, ele bloqueia acesso pelo Safari, mas vai bloquear qualquer outro programa? mesmo que não seja um browser?

    ResponderExcluir
  4. Fiz o teste com o Parentals Control e ele bloqueia acesso dos browers (Safari e Firefox) mas se dou um ping para o endereço de IP isso ainda funciona o que me diz que o bloqueio é apenas parcial.

    ResponderExcluir
  5. Bom, para um bloqueio completo utilize uma solução de firewall.

    Seguem abaixo alguns candidatos:

    + http://www.hanynet.com/noobproof/
    + http://www.hanynet.com/waterroof/
    + http://www.obdev.at/products/littlesnitch/

    ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá Matheus,
    Seus tutoriais sobre LaTeX e abntex me foram de muita ajuda. Acabo de atualizar o mac com o Snow Leopard e estou tendo alguns problemas com o abntex. Ocorre um erro no abnt-options.bib, o bibtex não consegue abri-lo. Estou usando o pacotão MacTex e como editor uso o eclipse + plugin texlipse. Sabe o que pode ser o problema? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir